Mas como escolher os itens ideais na hora de decorar meu apartamento?
Acompanhe 7 dicas incríveis para você nunca mais errar na decoração do seu apê
Crédito da imagem acima: Designecologist/Pexels
Muitos brasileiros, quando não conseguem encontrar os objetos certos para montar a decoração de seus apartamentos, acabam por desanimar e até pensam em vender o imóvel, pois acreditam que a culpa está na propriedade e não nos itens que foram mal escolhidos.
Na verdade, quaisquer apartamentos em Salvador (ou em qualquer outro lugar) podem se transformar no lar dos seus sonhos se você souber combinar os objetos certos e dispor o mobiliário em locais que não só tornem o apê funcional, como também bonito e prático para o seu dia a dia.
É incrível como pequenos itens decorativos podem causar um grande impacto em uma sala. Designers sabem a influência que os tapetes, a iluminação, almofadas, arte e outros itens podem ter em um espaço se soubermos usá-los com sabedoria.
Infelizmente, acessórios decorativos também podem desalinhar um espaço. Artigos decorativos são a maneira mais barata de refrescar ou adicionar um novo visual a uma sala, mas porque eles são tão fáceis de se ter, se um decorador não tiver cuidado, esses itens podem rapidamente deixar a decoração sobrecarregada demais ou de mau gosto.
Então, antes que você perca a paciência e acabe gastando mais do que você tem comprando terrenos à venda para levantar uma nova casa do zero, nós apresentamos aqui algumas dicas boas (e baratas) de como escolher itens para decorar o seu apartamento e finalmente deixá-lo como você sempre quis.
Estas dicas simples podem te ajudar a decorar o seu apartamento como um profissional sem gastar tanto por isso e ainda podem te ajudar a evitar erros comuns que muitas pessoas fazem com a sua decoração.
Índice deste artigo
- 1 Como escolher os itens ideais na hora de decorar
- 1.1 Livre-se do que você não quer mais
- 1.2 Dê a cada quarto um esquema de cores distinto
- 1.3 Compre itens do tamanho certo
- 1.4 Aproveite mais os espaços verticais
- 1.5 Adicione acessórios em camadas
- 1.6 Privilegie mais a qualidade ao invés de só quantidade
- 1.7 Inspire-se com bons exemplos de decoração de interiores
Como escolher os itens ideais na hora de decorar
-
Livre-se do que você não quer mais
Antes de comprar itens de decoração para o seu apartamento, é muito importante que você realize uma limpeza em todos os cômodos, retirando deles todos os objetos decorativos que você vem acumulando há anos e no fundo, no fundo, não gosta mais.
Seja sincero consigo mesmo e avalie o que não vai te fazer falta. Assim, você pode conseguir um espaço extra para colocar aquele espelho grande na sala de estar que você sempre quis ou ainda aquela penteadeira luxuosa no seu quarto que você nunca colocou por falta de espaço.
-
Dê a cada quarto um esquema de cores distinto
Se você tem apenas alguns cômodos em seu apartamento para decorar, dê a cada um deles uma personalidade distinta. Comece com esquemas de cores específicos, a fim de que, quando você se mover de um ambiente para outro, cada espaço pareça diferente, desde as paredes à decoração.
-
Compre itens do tamanho certo
Não é só em grandes terrenos à venda em Curitiba que podemos encontrar casas funcionais e esteticamente “amplas”. Até mesmo naquele seu mini apê na rua das Flores é possível criar um espaço amplo e confortável.
Busque adquirir móveis que sejam da escala certa para o cômodo que deseja decorar. É preciso muita medição, planejamento espacial ponderado e uma compreensão de como criar um fluxo ideal em um ambiente.
Essa dica também serve para todos os outros itens decorativos que você for comprar para o seu apartamento, viu!? Nada de escolher um tapete pequeno para uma sala do tamanho de um coliseu ou uma obra de arte grande demais para uma parede que nem tem tanto espaço assim.
Por isso, antes de escolher e/ou colocar acessórios decorativos no seu apê, reserve um tempo para estudar a escala e a proporção e o que melhor se adapta ao seu espaço. Escala e proporção são o que ajudam a criar uma casa confortável e aplicá-las não custa nenhum centavo.
-
Aproveite mais os espaços verticais
Principalmente em apartamentos pequenos (que são hoje a realidade de muitos brasileiros), é essencial investir em peças que têm várias funções para que você possa economizar espaço.
Uma boa maneira de fazer isso é aproveitando ao máximo todo o espaço vertical que o seu apê possui. Isso significa adicionar prateleiras, pendurar a pintura que você não quer se livrar e até mesmo trocar uma lâmpada de pé por uma iluminação de parede.
Além de aproveitar espaços vazios, você também consegue adicionar charme e personalidade ao seu apartamento com essa dica.
-
Adicione acessórios em camadas
Pense em acessórios como enfeites em um bolo. Acessórios grandes devem ser colocados primeiro e com moderação, com acessórios de tamanho médio e pequeno preenchendo e adicionando equilíbrio onde for necessário.
Vários pequenos acessórios podem dar a sensação de um item grande quando agrupados, mas não se esqueça de deixar espaços vazios para que o décor possa “respirar”. Nem todos os cantos e recantos de uma sala precisam ser preenchidos com decoração.
-
Privilegie mais a qualidade ao invés de só quantidade
Itens produzidos em massa são baratos e prontamente disponíveis na loja local de artigos para casas, mas é realmente com eles que você quer encher o seu apartamento (e a sua vida)?
Quando se trata de acessórios decorativos, menos é sempre mais. Uma peça única, especialmente escolhida, pode funcionar melhor em seu apartamento do que um monte de bugigangas que não têm valor além do preço.
-
Inspire-se com bons exemplos de decoração de interiores
Você pode descobrir o seu estilo de decoração compilando imagens de salas que você gosta. O Pinterest é uma maneira fenomenal de reunir ideias pela incrível rede de imóveis fotografados que possui.
Observando bons exemplos você pode começar a ter acesso a excelentes padrões. Você também pode começar a ver como os recursos que você gostou podem se encaixar no seu apartamento. Por acaso você amou a parede amarela naquela foto e a mesa de jantar branca na outra? Ambos podem ter um lugar no seu lar.
Caso você seja uma pessoa meio alheia às redes sociais, dá pra fazer como na moda antiga e criar um álbum com recortes de revistas especializadas, que também possuem uma base fotográfica muito rica da rede de imóveis do Brasil.
Conheça também nossa linha de adesivos para geladeira personalizadas:
*diversos temas
Circule com um marca-texto os itens nas fotos que causaram impacto em você e aí, quando estiver revisando todas as fotografias que reuniu, você saberá realmente o que te fez escolher aquela imagem em primeiro lugar.
E então, gostou das nossas dicas de como escolher os itens ideais na hora de decorar? Compartilhe-as nas redes sociais com aqueles seus amigos que também amam decoração de ambientes.

